SOBRE
Sempre quando se pensa em construir ou reformar, é primordial atentar-se a todas as opções, sobretudo aquelas que garantem um ótimo custo-benefício. O sinteco é um material que se encaixa bem nessa ideia, considerado por profissionais um recurso ideal para deixar pisos com aspecto novo e bem cuidado. Fora isso, há ainda outras vantagens. Para saber tudo, acompanhe o post com muitas dicas e tudo sobre esse tipo!
Assoalhos de madeira nunca saem de moda e servem sempre para deixar o ambiente mais requintado e sofisticado. Muitas pessoas amam essa alternativa, por isso, é necessário mantê-la sempre linda, sobretudo para uma sala ou ambiente em que há muita movimentação. Para chegar a esse objetivo, o sinteco é fino e resistente, que protege e garante a beleza de qualquer espaço, sendo a preferência de muitos indivíduos e uma tendência que nunca perde força, além de duradouro e econômico.
O que é e para que serve?
Sinteco é uma resina/verniz transparente feito à base de acrílica, água e formol, usado como revestimento de pisos de madeira, encontrados sempre em tês tipos: fosco, brilhante ou acetinado. É uma opção que se popularizou muito nos últimos tempos, devido à praticidade de aplicação e o efeito duradouro e eficiente. Além de manter o piso brilhante, ajuda a deixá-lo com cara de novo e bem cuidado, ideal para ambientes internos que precisam de limpeza diária, como igrejas, lojas, edifícios históricos, entre outros. Ao contrário do que muita gente pensa, ele deve ser usado apenas como revestimento, e não como impermeabilizante, mais para dar beleza ao espaço. A durabilidade média desse verniz é de 8 anos, chegando a 12 dependendo dos cuidados. Depois desse tempo, é indicado fazer uma reaplicação para que mantenha o mesmo aspecto. Por isso, a manutenção é fundamental!
Vantagens do sinteco:
-
Protege o piso de madeira contra o ataque de agentes maléficos, como fungos e cupins;
-
Tem alta durabilidade e elasticidade em comparação a outros materiais;
-
Dá maior resistência e acabamento brilhante ao piso, graças a sua transparência;
-
Fácil de manter e limpar, apenas usando um pano úmido ou aspirador de pó.
Desvantagens do sinteco:
-
Para ser aplicado corretamente, necessita da raspagem do material;
-
O trabalho necessita de um profissional para que fique com ótimo efeito;
-
Não é indicado limpar usando água, já que a secagem não costuma ser rápida;
-
Os produtos usados para manutenção devem ser específicos.
Como limpar e manter?
Cuidados A conservação do sinteco é muito importante para a beleza e a durabilidade do piso. Por isso, limpe e mantenha sempre com o melhor aspecto para que fique sempre lindo.
Veja o passo a passo dos cuidados:
-
Após a aplicação da resina, você deve limpar apenas com uma vassoura de pelo natural. Muitos produtos e até a água favorece o aparecimento de manchas, pois a resina ainda não está totalmente fixada. Espere, pelo menos, 30 dias;
-
Depois desses dias preliminares, a limpeza pode ser normal. Use água e um pano umedecido para remover toda a sujeira. Se necessário, passe um pano seco para retirar o excesso de umidade do piso; É primordial secar bem o piso após a limpeza. Além de evitar acidentes, ainda previne o aparecimento de manchas;
-
Posso usar cera? Não é indicado. Segundo especialistas, ela deixa o piso de madeira com um aspecto feio e ‘gorduroso’;
-
Produtos convencionais e à base de álcool, graxas, detergentes, lustra-móveis e alvejantes não devem ser usados de forma alguma. Eles acabam com o sinteco e prejudicam o aparência do piso.